quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

"Nothing Changes..."

Trinta de dezembro de dois mil e nove. O relógio marca, agora, 21h40.

Época de retrospectivas do ano que finda e de projeções para o ano seguinte. Enquanto alguns acompanham as previsões de pais-de-santo, médiuns, astrólogos, ciganas e semelhantes, outros fazem seus próprios planos, suas promessas, com base principalmente no que não foi cumprido em 2009. Não que eu estivesse com isso na mente, de fato não estava, mas algo me fez começar a refletir...

Quando se está de férias (mesmo que agora tratem-se de férias “definitivas”), ganha-se muito tempo para ver TV naqueles horários mais ociosos do dia. Pois bem, estava eu vendo o Vídeo Show, que não sei se continua sendo ao vivo nesses dias de fim de ano, quando a (belíssima) Fiorella Mattheis fez a seguinte pergunta ao grande André Marques: “André, me responda o seguinte... O que você fez em 2009 que não pretende repetir em 2010?”. Ele pensou durante alguns longos segundos até se dar conta de que haveria de pensar muito mais para chegar a qualquer conclusão.

A questão do arrependimento sempre foi algo muito abstrato e utópico para mim. Se fosse eu a responder essa pergunta... Bem, não consigo me lembrar de nada de errado que eu tenha feito o ano inteiro. Se fosse errado (ou eu assim pensasse), eu não faria. Só consigo pensar no que deixei de fazer, de falar, de sentir. Curiosamente ou não, é sempre a omissão que me causa mais arrependimento, não um simples ato. Passa pela minha cabeça agora todos os momentos em que fiquei calado, inerte, momentos que poderiam estar hoje entre os que me recordo com felicidade. Com satisfação, eu diria.

“And I want to be with you, be with you night and day
Nothing changes on New Year's day”


Eis aí a nossa realidade estampada em um verso de canção. De 1983, pasmem.


Ainda assim, desejo e espero um 2010 melhor do que 2009. Com mais saúde, com mais dinheiro, com mais amor e com mais sexo, não necessariamente nesta ordem. Com mais amigos, ou simplesmente com melhores. Com mais ações e menos promessas. Que 2010 seja um ano proveitoso, para que em dezembro não se precise fazer novas (novas?) promessas para o ano seguinte.

E o relógio marca, agora, 22h23.

Um comentário:

  1. Eu ia começar falando do relógio também, seu puto, hahaha, mesmo antes de ler o seu post. Mas tudo bem. Lekito, sabe que pode realmente contar comigo, nesse ano que virá e nos que virão depois. Um grande abraço!

    ResponderExcluir