quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Um Salve pro Bill Gates

Segunda-feira, 4 de janeiro de 2010.


Ainda no dia 1, muito incomodado pelos problemas do Windows Vista acumulados exponencialmente ao decorrer do tempo que afligiam a mim e ao meu computador, eu peguei o CD do Windows XP com meu primo para formatá-lo. Tendo uma partição exclusiva para arquivos pessoais, isso não seria um problema, seria a solução. Seria.


Ao inserir o CD, com o Boot já direcionado ao mesmo, após algumas mensagens de arquivos do Windows XP sendo copiados, abriu-se a tela para que eu selecionasse a partição que eu desejaria formatar. Vou formatar só o (C:), ora, que é onde está instalado o Sistema Operacional. Mas era a única unidade visivelmente disponível para a tarefa. Por que diabos não estava exibindo a minha partição de arquivos? Estaria incluída ali? Eu tinha meus receios.


Lembro de quando resolvi fazer essa partição. Pesquisei na Internet um modo de fazê-lo sem precisar de formatação. No Baixaki.com.br eu encontrei um interessante tutorial com o passo-a-passo, sem precisar baixar programa algum, burlar nenhum tipo de licença paga, usando os recursos do próprio Windows. E assim o fiz, satisfeito com minha própria astúcia e eficiência em resolver meus próprios problemas sem a assistência de um técnico especializado.


De volta aos meus receios em prosseguir com a formatação, eu resolvi parar por ali e tentar reiniciar o computador, do jeito que estivesse, para tentar salvar o que fosse possível (e mais importante) numa mídia removível qualquer que fosse. Aí surgiu o Erro ao iniciar o Sistema..., o que me fez tentar novamente. E novamente. Desgraça! Tanta coisa para eu fazer na Internet (nenhuma questão de vida ou morte, queria ir no Twitter, no Orkut, comentar o blog do Thiago Toste que eu já havia lido quando a Internet travou, enfim...) e essa coisa me empacando! Pois bem, tal pensamento já me fazia abrir mão de Gigas e Gigas de músicas, de discografias completas do U2, dos Beatles e do Rush. Também dos Killers e do Coldplay, essas não tão extensas. De arquivos pessoais, trabalhos de escola, fotos, muito mais. Grande parte das fotos estava postada em algum lugar do Orkut. Músicas podem ser baixadas novamente. Trabalhos de escola? Felizmente não preciso mais destes. Bem, nada mais me prendia ao Windows Vista. Resolvi esperar que meu pai chegasse em casa e dissesse se eu poderia formatar ou se ainda tentaria salvar de alguma forma alguns de seus arquivos. Se tem que formatar, formate. É o jeito...” foram suas palavras, mas eu sabia que não significavam apenas isso. Algumas coisas de valor ele tinha, salvas no pen-drive, certamente. E assim prossegui com o meu dever, formatei a gloriosa máquina. Aguardar alguns minutos, talvez pouco mais de uma hora, e baixar alguns arquivos de volta seria todo o meu trabalho. Assim eu pensava até tentar me conectar à Internet novamente.


A placa-de-rede não estava ativada, foi o diagnóstico que a atendente do meu provedor me deu, isso só hoje, segunda-feira. Eu precisava do CD da placa-mãe para reinstalar drivers de áudio, rede e outras coisas mais. Encontrei coisas inimagináveis, inclusive o CD da placa-mãe do meu antigo computador, exceto o que procurava. Aqui eu mando um salve para Mr. Murphy e sua querida esposa, Lady Murphy.


Por que a Positivo não envia o CD da Placa-mãe junto com o computador? Por que o computador ficou tão ruim a ponto de eu querer formatá-lo? Por que eu não esqueço esse orgulho e entro em contato com um técnico nesses casos?


O camerlengo Carlo Ventresca (?) em ‘Anjos e Demônios’ poderia classificá-las de perguntas cuja beleza é não ter resposta. E um salve pro Dan Brown.


Talvez sejam, sim. Eu, porém, não enxergo a beleza aí. Não pela ausência de respostas, mas por ainda assim sustentarem demasiada complexidade.

2 comentários:

  1. hahaha sua astúcia nunca vai te livrar da Lady Murphy, lekito.

    ResponderExcluir
  2. É tudo culpa da Positivo(falta de cds) e do Windows(falta de simplicidade), não se culpe. Nunca formatei meu pc e sei que um dia isso acontecerá comigo. Que seja eterna enquanto dure a operação do sistema operacional.

    ResponderExcluir